quinta-feira, 24 de outubro de 2013

AMANTINO FREITAS - (48)

                    





UM SONHO QUE NÃO SE REALIZOU...


Amantino Freitas nasceu em São Paulo-Capital no dia 08 de julho de 1911, sendo filho de Manoel de Oliveira Freitas e de Cândida Cortez de Freitas. Em 1912 aportou-se com sua família para Taubaté em razão do deslocamento de trabalho que seu pai cumpria quando era funcionário da Rede Ferroviária Federal. Aqui, residindo com sua família constituída de seus pais e nove irmãos, Aurivina, Maria, Manoel, João, Gabriela, Antonio, Paulo e Virgínia estudou e trabalhou. Com a maioridade, adveio o cumprimento do dever com a prestação do serviço militar no Exército Brasileiro em 1930. 


 

EXÉRCITO BRASILEIRO - REGIMENTO DE CAVALARIA MONTADA


Constituiu família casando-se com Joana Fernandes Galéa, em 28/05/1948, advindo dessa união os filhos Manoel de Freitas (falecido com 10 meses), Andréa de Freitas, Isabel Cristina de Freitas e Márcia de Freitas.

A exemplo de seu pai ingressou na Rede Ferroviária Federal, ali trabalhando por muitos anos como conferente de linha. Foi comerciante no Bairro da Estiva, com seu ponto de comércio estabelecido à Rua Edmundo Morewood. Na década de 60, sendo ainda Taubaté a Capital do Vale do Paraíba, exerceu as atividades de motorista de praça. Em meados da década de 90, foi considerado o motorista mais idoso nessa profissão, ocasião em que foi agraciado pela Prefeitura desta cidade com uma viagem à Brasília, onde seu maior sonho seria conhecer a Capital Federal, visitar o Palácio da Alvorada e conhecer pessoalmente o Presidente da República.

Entretanto, não foi possível realizar o tão almejado sonho, em virtude de seu falecimento ocorrido nesta cidade em 15/05/1991, prestes a completar oitenta anos de idade. Trabalhou incansavelmente em toda sua vida, sempre em função da família e em razão dela, encontrando no trabalho a felicidade de poder contribuir com a cidade que sempre amou e que um dia o acolheu. Faleceu em sua residência sita à Rua Dr. Jorge Winther nº 798, sendo sepultado no Cemitério Municipal de Taubaté, no Jazigo Perpétuo da Família Freitas. 

Através da Lei Municipal Nº 4728 de 11 de dezembro de 2012, teve reconhecida sua importância como munícipe, ao ter como agradecimento do povo taubateano, inscrito seu nome em uma das ruas de Taubaté-SP, localizada no Loteamento Vista Alegre, passando a denominar-se a atual Rua "I" daquela localidade como "Rua Amantino de Freitas - Cidadão Prestante". Requiescat in pace, Incansável Taubateano de Corpo e Alma!




PROFº GILBERTO DA COSTA FERREIRA - HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR. COORDENADOR TÉCNICO DO MEMORIAL GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO.
cfgilberto@yahoo.com.br



2 comentários:

  1. Agradecimento | 28/10/2013
    Muito obrigada por essa homenagem feita ao meu pai vindo de um sobrinho tão carinhoso e dedicado com o tio, não só em vida e agora esse gesto amoroso com ele e com todos que foram importantes para você. Deus te abençoe sempre. Um abraço.
    Isabell Cristina de Freitas.

    ResponderExcluir
  2. Cidadão de bem | 28/10/2013
    Querida Isabel! Falar sobre nossos pais é conversar com a saudade, é reviver os mágicos momentos que juntos passamos. Somente o tempo, esse julgador imperecível de todas as coisas, poderá testemunhar a importância de Amantino Freitas, meu saudoso e querido tio, para todos nós. Um grande abraço do primo que lhe quer bem.
    Profº Gilberto da Costa Ferreira.

    ResponderExcluir