sábado, 29 de novembro de 2014

JAURÊS HUGO DE SIQUEIRA (07)





ESCULTOR E PINTOR 




MÃOS QUE FAZEM HISTÓRIA.




Jaurez Hugo de Siqueira nasceu em Taubaté-SP aos 20 de setembro de 1937, sendo filho de Antonio Hugo de Siqueira e Rosária Alves da Silva. Sempre residente na bucólica Taubaté desde seu nascimento, diz que desde os cinco anos de idade gostava de brincar com barro, com o intuito de, ao final, apresentar algo que pudesse ser reconhecido como escultura, o que de uma forma geral seus trabalhos eram aprovados. Tanto a escultura quanto a pintura, caminhavam lado a lado em sua vida de artista, e sua paixão por ambas tornava suas obras mais belas. 

Sua infância transcorreu dentro da mais perfeita harmonia, como harmônico eram os dias daquela Taubaté que irradiava tranquilidade e paz. Estudou apenas o primário, mas o suficiente para entender um pouco mais a vida e preparar-se diante do que supunha enfrentar. Já quase adulto enfrenta mais uma vez bancos escolares, desta vez, direcionados para as artes plásticas. Recebeu ensinamentos com o renomado artista plástico e mundialmente conhecido Anderson de Oliveira Fabiano (1926-1979) em Taubaté, tendo como companheiro de classe José Demétrio da Silva (1940-2011) que mais tarde seria conhecido como o internacionalmente Zé Demétrio, escultor de escol. Em São Paulo, no Liceu de Artes e Ofícios, recebeu ensinamentos do premiadíssimo professor e escultor Vicente Larocca (1892-1963) consagrado no Brasil e no exterior. Escultor versátil, suas artes são detalhadas pela meticulosidade e a quase perfeição com o objetivo proposto. 

Paralelamente aos trabalhos artísticos que desenvolvia, Jaurez Hugo de Siqueira ingressa em 10 de maio de 1961 na Força Pública do Estado de São Paulo, atual Polícia Militar. Após brilhante carreira militar na gloriosa Corporação, em 17 de fevereiro de 1983 passou para a inatividade na graduação de 1º Sargento PM, a qual ostenta até os dias atuais. 

É autor de inúmeras e importantes obras, dentre elas o busto que se encontra na Praça defronte ao Quartel do 5º BPM/I em Taubaté-SP, em homenagem ao General Júlio Marcondes Salgado, herói da Revolução Constitucionalista de 1932 e patrono do mesmo Batalhão.  Suas pinturas a óleo são verdadeiras obras primas, como a de “Tiradentes Ante a Execução"  caminhando para o martírio, exposta no Salão Nobre do CPI/1. 

Jaurez Hugo de Siqueira recebeu em toda sua vida artística vários prêmios e elogios, muitos deles perpetuados em sua trajetória militar, como por exemplo, o Elogio Individual do Comandante do 5º Batalhão de Caçadores em 1965: “... por sua decisiva participação nos trabalhos levados a efeito para perpetuar no bronze a memória do ilustre militar, General Júlio Marcondes Salgado, nos festejos comemorativos do 134º aniversário da Força Pública do Estado de São Paulo, contribuindo para que saldássemos uma dívida de gratidão para com o insigne herói constitucionalista”. Os agradecimentos de toda a população Valeparaibana a você, Jaurês, cujas mãos marcadas pelo barro do tempo, são interpretações de amor que Deus nos deixou.


PROFº GILBERTO DA COSTA FERREIRA - HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR. COORDENADOR TÉCNICO DO MEMORIAL GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO.
cfgilberto@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário