sábado, 29 de novembro de 2014

MARCUS RICARDO DE OLIVEIRA (68)












UM CAMPEÃO DE ESCOL.




Taubaté é um município do Estado de São Paulo e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, distante 130 Km da Capital do Estado, 280 Km do Rio de Janeiro, 45 Km de Campos do Jordão e a 90 Km de Ubatuba, Litoral Norte. Segundo dados do IBGE de 2013, Taubaté contava com 296.431 habitantes. Foi o núcleo irradiador das bandeiras que penetraram nos sertões brasileiros, tendo como consequência imediata a formação de núcleos povoadores e o surgimento de diversas cidades fundadas por taubateanos, dentre elas, Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes, dentre outras, no Estado de Minas Gerais, e, Campinas, no Estado de São Paulo. Também, foi o berço da industrialização no Vale do Paraíba Paulista, tendo à frente a grandeza empreendedora de Félix Guisard. Como Unidades Militares estão sediadas o Comando de Aviação do Exército e o 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior, este, considerado a Unidade Mães dos Batalhões de Polícia Militar do Estado de São Paulo no Vale do Paraíba. É a Capital Nacional da Literatura Infantil, berço do escritor Monteiro Lobato, dos apresentadores Cid Moreira e Hebe Camargo, do maestro Ivan Paulo da Silva (Maestro Carioca), das atrizes Lia Borges de Aguiar e Simone Soares e do “Mago” em Ceroplastia, José Luiz da Costa Ferreira. Muito embora os cantores Renato Teixeira, os irmãos Tony e Celly Campello, bem como o cineasta Amácio Mazzaropi, dentre outros, não tenham nascidos em Taubaté, aqui se radicaram e se projetaram em suas carreiras vitoriosas, demonstrando um carinho enorme pela cidade que um dia os acolheu.



SANTUÁRIO DE SANTA TEREZINHA


Assim, tão importante quanto as pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina exibidas ao público pela primeira vez, ou a eleição de Abraham Lincoln como presidente dos Estados Unidos, ou ainda, como o lançamento da primeira nave espacial com destino a Marte, pela então URSS, todos os fatos históricos ocorridos no dia 2 de dezembro, Taubaté festejaria nesse mesmo dia, porém,  em 1979 e  num domingo da primavera brasileira, o nascimento do mais novo de seus taubateanos, Marcus Ricardo de Oliveira, filho de Adilson José de Oliveira e de Maria Lúcia de Oliveira. Seu pai fora um competente funcionário da General Motors e, atualmente, gozando da merecida aposentadoria é um torcedor ferrenho pelo seu sucesso. Maria Lúcia, sua grande incentivadora e aquela que quando criança lhe ensinara a dar os primeiros passos, novamente o ajudaria, agora jovem, a dar passos mais importantes nos degraus do sucesso, viria a falecer ainda muito jovem, vitimada que foi por um infarto fulminante. Entretanto, sabemos que, espiritualmente, caminha lado a lado com o filho que tanto amou e com a carreira vitoriosa que o acompanha. 

Marcus Ricardo, o Marcus “Tatá” como é carinhosamente chamado, é o caçula do primeiro matrimônio, juntamente com Marcus Eduardo de Oliveira e Camila Cristina de Oliveira, bem como o irmão Adilson José de Oliveira Filho, do segundo casamento. Toda sua infância e adolescência transcorreram dentro de um ambiente harmonioso, próprio de uma família unida e feliz. E todo esse período feliz de sua vida foi vivido no tradicional Bairro da Estiva, reduto tradicional da família operária taubateana e berço de pessoas ilustres. 
Sua formação educacional teve início na Escola SESI, onde cursou o ensino fundamental, e após, concluído o ensino médio na Escola Basic, ambas na Estiva. Como Formação Acadêmica, optou por estudar Educação Física, tendo se graduado pela Universidade de Taubaté. Todos são fiéis torcedores de seu ídolo maior. Seu irmão Marcus Eduardo foi jogador de vôlei do Banespa, sendo seu grande incentivador e pelo qual se espelhou na prática esportiva e o consequente gosto pelo esporte. Marcus é casado com Vivian Marques Santos e pai de Bruno Marques de Oliveira. Professa a doutrina espírita, e, como esportista inteligentíssimo que é, optou por ser feliz, torcendo pelo Bi-Campeão Mundial Sport Club Corinthians Paulista, dono do estádio mais lindo de um país chamado Brasil. 

Quanto ao handebol, coisas do destino. Tudo teve seu início acompanhando jogos escolares em Taubaté, onde a emoção no desenvolvimento desse esporte emocionante e de inúmeros de gols foram fatores preponderantes para que iniciasse sua vida de esportista na prática de handebol. Terminados os jogos escolares, o professor Nelson Oliveira Dahdal, tendo sido aprovado em um concurso no SESI, começou uma escolinha voltada para o handebol. Entretanto, era um curso pago, mas sua mãe dona Maria Lúcia pagava com prazer, pois, era tudo que aquele filho querido e amado desejava. Com o passar das aulas e das semanas pelas quais frequentava, começou a se destacar, tendo com isso despertada a atenção de outros jovens para fazerem aulas de handebol. Começava ali um segundo estágio, quando então o SESI passou a promover a nível estadual um grupo de treinamento visando os jogos “Atletas do Futuro”.

Terminado esse programa e já definido como jogador de handebol se transferiu para a vizinha cidade de Pindamonhangaba onde começou a disputar outras competições, como Jogos da Juventude e Jogos Regionais, se destacando em ambos e dando um passo muito importante em sua vida, que foi o despertar de interesse por outros clubes, como por exemplo, ser convidado pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, à época, tida como verdadeira “Seleção Brasileira”, tendo disputado por aquela agremiação importantes competições nos anos de 1999 e 2000. Nessa agremiação desenvolveria todo seu potencial, vivenciando com grandes jogadores e convivendo com um grande técnico, João Mandarino, o qual lhe ensinou muito em nível de treinamento e em tática de jogo. Porém, na temporada de 2001, decidiu por para de jogar e seguir em busca de outros objetivos.

Mas, não durou muito tempo. Em 2004 o mesmo professor Nelson Oliveira Dahdal voltaria para a Prefeitura Municipal de Taubaté e o convidaria para a montagem de uma equipe de jogos regionais. Dessa forma, logo no primeiro ano conquistaria o título de Campeão dos Jogos Regionais na cidade de Caraguatatuba. Estava dado o primeiro passo para a montagem da equipe que traria muitas glórias para Taubaté. Dois anos depois, foi convidado por Dahdal a assumir o comando da equipe como treinador. Foi um momento muito difícil para ele parar de jogar, mas, foi a melhor opção. Assim começaria sua carreira de treinador e durante muito tempo passaria a conviver com as dificuldades inerentes ao seu trabalho, dependendo sempre de patrocinadores e da Prefeitura e passando inclusive por momentos de desolação, com pensamentos de acabar com a equipe por falta de verbas para uma simples ajuda de custo para os jogadores, essencial na vida de todo atleta. Marcus não desistiria, pois, como sempre em sua vida nada havia sido facilitado, passara a acreditar no Projeto Handebol Taubaté. Assim, no ano de 2009, com a ajuda da Prefeitura e contando sempre com o apoio irrestrito do professor Geraldo Faria, passou a “pensar alto”, aprimorando tanto a estrutura que tinha em mãos quanto aos treinamentos, fundamentados nos ensinamentos adquiridos, outrora, de seu eterno mestre João Mandarino. Tudo com o fim precípuo de alcançar posições melhores no cenário nacional.

Todo o sacrifício enfrentado e toda uma luta em prol de um esporte ainda sem expressão em nossa cidade foram coroados de êxitos em toda sua carreira vitoriosa. Foram conquistas importantes, para sua carreira e para a cidade de Taubaté. Por sete vezes sagrou-se campeão dos Jogos Regionais; uma vez campeão e três vezes vice nos Jogos Abertos do Interior; três vezes 3º colocado e um vice campeonato Paulista; uma vez 4º colocado e duas vezes campeão Panamericano e, por fim, duas vezes 3º colocado e uma vez campeão da Liga Nacional. Em 2013, credenciou o Taubaté Handebol a disputar em setembro, no Qatar, o Super Globe, o Mundial de Clubes de Handebol, tendo se classificado em 6º lugar. E, como bicampeão Panamericano neste 2014, já está arrumando suas malas para a disputa, novamente, do Super Globe no Qatar, que será realizado de 7 a 12 de setembro. Competência, seriedade e propósitos, fazem de Marcus "Tatá" um técnico campeão.



 A ALEGRIA E A CONSAGRAÇÃO NACIONAL


Marcus ressalta também que a mudança de governo foi benéfica para o handebol de Taubaté, pois, a atual administração do prefeito Júnior Ortiz trouxe benefícios concretos, principalmente com a contratação de jogadores importantes, muito deles medalhistas. Por outro lado deixa consignada sua gratidão ao empenho sempre constante do Secretário Municipal de Esportes Lazer, Claúdio Teixeira Brasão, o "Macaé" como é popularmente conhecido, bem como do Diretor de Esportes Marcelo Moura, os quais não mediram esforços no sentido de que tudo fosse feito pelo handebol de Taubaté, qualificando-os como introdutores do profissionalismo da modalidade em questão em nossa cidade. 



O ELENCO PARA A TEMPORADA DE 2014

Para sua consagração pessoal, neste mesmo ano foi escolhido como o melhor treinador do Panamericano. Como o grande General Romano Júlio César, Marcus "Tatá" pode proferir em alto e bom tom, a frase proferida por aquele militar: "VENI, VIDI, VICI". A você, Marcus Ricardo de Oliveira, todo nosso respeito, nossa admiração e os nossos agradecimentos por ter sido a "Pedra Fundamental" do Handebol Taubateano.



PROFº GILBERTO DA COSTA FERREIRA - HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR. COORDENADOR TÉCNICO DO MEMORIAL GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO.
cfgilberto@yahoo.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário